terça-feira, 21 de setembro de 2010

SÃO MIGUEL DE TAIPU EM FOCO

A cidade de São Miguel de Taipu, fundada no ano de 1962,mas foi povoado no inicio do século XIX, com construção rústica em sua maior porção de casas de taipas e coberta de palha de cana ou capim, o que mais favorável na época e as madeiras eram adquiridas na matas dos engenhos que eram abundantes na região, as primeira edificações de tijolos datam do inicio da construção da igreja matriz a partir de 1875 onde sendo o povoado distrito de Cruz do Espírito Santo fez surgir no núcleo habitacional o mercado público e a construção das primeiras casas de alvenaria feita por Oiteiro para abrigar moradores que trabalhavam no engenho..

O Município é servido pela BR -230 pelas Rodovias Estaduais PN -042 e PB -048, distante 55,2 Km de João Pessoa, 80 Km de Campina Grande, 100 Km da Região Metropolitana do Recife, e 18 Km da Regional de Itabaiana, Município com o qual mantém o maior relacionamento.
O Município de São Miguel de Taipu integra a 12ª Região Administrativa com sede no Município de Itabaiana, Índice de Desenvolvimento Humano 0,524. A área territorial mantém limites.Possui um Clima Tropical muito quente e úmido do tipo seco, baixa latitude, temperatura média anual é muito elevada entre 24º à 26º com pequena amplitude, 31ºC, e mínima de 22º graus. Chove entre 1.000 e 1.250 mm, ao longo do ano.
Segundo IBGE/2009 a população é de 6.568 habitantes.

Norte : Município de Sobrado
Ao Sul: Município de Pedras de Fogo;
Ao Leste: Município de Cruz do Espírito Santo;
A Oeste: Município de Pilar. e Juripiranga


Igreja Matriz Fundada em 1875

A Igreja foi fundada para atender as missões e também os pedidos das religiosas da região onde apesar de cada engenho ter a sua capela precisava de uma Igreja maior para se congregarem tendo em vista o grande números de engenhos próximos.

São Miguel de Taipu é um Município a Zona da Mata, situado no baixo Paraíba, a uma distância de 55 Km de João Pessoa, onde romancistas, poetas, roteiristas de cinema e cinegrafistas, além de escritores, se inspiram para elaborar livros, fazer filmagens, ensaios e romances. Sendo um orgulho para o Município.

SÃO MIGUEL DE TAIPU EM TEMPO REAL

O Parque de Vaquejada BemMais todos os anos oferece milhões de prêmios durante o evento com várias atrações e a novidade deste ano foi a fei...