segunda-feira, 12 de junho de 2017


               MEMORIAL  FAMÍLIAS FUNDADORAS  DE   SÃO MIGUEL DE TAIPU


                                                             FAMILIA HENRIQUE JOÃO
 
Henrique João da filho, filho de Petronilo João da Silva e de dona Maria Joana da Conceição, nasceu em 15 de março de 1935, na cidade de Sapé –PB.
Josefa Barbosa de Araújo, filha de José Barbosa de Araújo e de dona Regina mara da Conceição, nasceu em 24 de dezembro de 1940, natural de Timbauba – PE.
Henrique João filho de agricultor cresceu na cidade de Sapé onde estudou, ainda muito jovem trabalhou de servente de pedreiro em várias firmas, conheceu Josefa Barbosa e se apaixonou moraram juntos até casaram-se depois de 10 anos, casaram em 30 de dezembro de 1970 na matriz de Itabaiana, seu filho mais velho nasceu no ano de 1961.
Henrique foi o primeiro comerciante a abrir uma farmácia em São Miguel de Taipu, no ano de 1962 a cidade tinha acabado de ser fundada, a farmácia foi comprada com dinheiro de indenização de causa trabalhista, instalada na praça Elias Cavalcante, tinha sua freguesia certa ele vendia medicamento para receber quando o trabalhador vendesse seu algodão e alguns anos depois com a decadência do algodão, já enfraquecidas  as vendas resolveu , já cansado com problemas de saúde resolveu alugar a farmácia ao amigo ex- prefeito José Dionisio da Silva.
Foi politico na cidade de Sapé onde foi vereador, em São Miguel sempre participou da vida pública participou dos movimentos político da cidade mais vivia do seu comercio. Da união  com Josefa Barbosa nasceram 7 filhos, um faleceu ainda novo e criaram-se 6, sendo José Barbosa da Silva popular “Zé Pompom” e Ismael Barbosa da Silva, o eletricista.
Henrique João faleceu em 7 de março de 1978 com 43 anos. Com a morte do esposo dona Josefa desfez do comercio fechando as suas portas vindo a falecer também no dia 4 de maio de 2006 com 66 anos em homenagem ao grande homem que foi Henrique João para a comunidade de São Miguel de Taipu, o prefeito Otávio Barreto Silva colocou o seu nome da Escola Municipal Henrique João na comunidade de Amarela I no Engenho Novo.

                                              JOSÉ FEITOSA DOS SANTOS



A família Feitosa vem de origem muito humilde de Cruz do Espirito Santo, Julia Maria da Conceição seus pais nasceram e se criaram na várzea do Engenho Itapuá, engravidou e teve seu filho solteira, colocou o nome de José Feitosa dos Santos ,  nasceu no dia 05 de abril de 1905 de parto natural em casa sua mãe registrou com o sobrenome do pai mais não colocou o nome do mesmo no registro, portanto não consta em seus documentos. Casou-se por duas vezes teve duas famílias foi com Adalgiza Maria da Conceição com quem teve 4 filhos e terminou os últimos dias, ele faleceu no ano 2012 com 104 anos.
Adalgiza Maria da Conceição nasceu no dia 27 de dezembro de 1951, natural de Pilar, seus pais foram Vicente Ferreira dos Santos e Josefa Maria da Conceição, foi em Pilar que conheceu e se casou com Zé Feitosa como era chamado e ficaram morando por  cerca de 15 anos mais foi em São Miguel de Taipu onde nasceram seus quatro filhos de sua união com Adalgiza. Quando chegou a São Miguel de Taipu no inicio dos anos 70, morou em diversas rua em nossa cidade mais foi na rua Gildo Nobrega, que fixou residência definitiva e na gestão da Prefeita Marcilene Sales que sua casa de taipu derrubada e levantada de alvenaria onde permanece até hoje a viúva Adalgiza Maria da Conceição morando com sua filha Julia e seu genro Luiz Vaz de Figueredo.



                                           FAMÍLIA DE JOÃO DE JOANA

João Vicente Batista, Maria Eugenia e Francisca Pedro
João Vicente Batista, filho de João Vicente e de Joana Ana Viegas, nascido no dia 26 de junho de 1914, em Mumbaba seus pais eram pequenos agricultores que viviam entre a Mumbaba e tibiri conheceu Francisca Pedro da Cunha, filha de Manoel Pedro da Cunha e Ana Pedro da Cunha, nascida no dia 6 de março de 1913 natural do Engenho Oiteiro, em São Miguel de Taipu.
João conheceu Francisca Pedro (Chiquinha) no ano de 1933 e casaram-se na Matriz de São Miguel de Taipu pelo reverendo frei Amadeu, foram testemunha Elias Cavalcante e sua esposa,  e foram morar no Engenho Corredor com o Senhor Rubens Lins, era carreiro e por muitas vezes transportou o garoto José Lins do Rego quando vinha ao engenho Itapuá, do qual tinha um apelido carinho de “Dedé do Rego”, foi nesse engenho onde nasceram seus filhos, dessa união nasceram 7 filhos, sendo um homem e seis mulheres, o filho homem falecido e os demais estão vivos são os seguintes os :
Maria José Batista,  Corina Batista, Vera Lúcia Batista, Antonieta Batista, Maria Eugênia Batista do Nascimento, Elza Olga Batista.
A família de João de Joana seus filhos foram educados as suas filhas foram exemplos de professoras na educação dos taipuenses, Sendo Elza Olga Batista uma excelente professora e Maria Eugênia Batista um ícone na educação do Município, foi fundadora do primeiro desfile cívico de nossa cidade.



                                                FAMÍLIA LUIZ DO CALDO

Luiz Vaz de Figueredo, filho de José Luiz de Figueredo e de dona Paulina Enedina da Graça, nasceu em 21 de março de 1917 em Cruz do Espirito Santo.
Maria José de Carvalho, filha de Telço José de Carvalho e de dona Maria Rosalina da Conceição, nascida em 12 de maio de 1924, no Engenho Oiteiro em São Miguel de Taipu, viveram juntos por longos anos e em 30 de dezembro de 1975 casaram-se na Igreja Matriz de Nossa Senhora rainha dos Anjos.
Luiz Vaz foi educado em escola no engenho São Felipe por ser natural de cruz do Epirito Santo tinha uma escrita invejável, trabalhou com vários prefeitos, teve sua de carteira assinada no ano de 1967 na função de Fiscal e foi dada baixa em 1983 foi quem contruiu pontes e colocou bueira com tubos em todas as estradas que cortam o município. O apelido Luiz do caldo foi adquirido por que vendia caldo de cana no mercado central logo assim que começou a sua vida pública. Foi também tesoureiro do MOBRAL no município.
Luiz do caldo era uma figura popular mais não abandonou as raízes na agricultura sempre que podia botava roçado de lavoura no sitio do amigo Zé de Toinha.
Da união com Maria José nasceram 19 filhos e morreram 12  e se criaram-se 7  e alguns continuam morando em São Miguel de Taipu são eles:
Tereza Cristina Figueredo da Silva, casada com José Barbosa da Silva (Zé Pompom) morador da rua Rubens lins, Maria da Ascenção Figueredo moradora na rua 2 de Novembro, José Luiz de Figueredo morador da Vila de Oiteiro.

                                               FAMÍLIA MARIA MIGUÉ

 Maria Augusta da Anunciação Oliveira
Maria Augusta da Anunciação, nasceu no dia 17 de abril de 1917, filha de Antonio Mendes e dona Maria Cecília Claudino ambos natural de Itapuá, conheceu Manuel Antonio de Oliveira, nasceu no dia 15 de abril de 1915 no Município de Camutanga-PE, filho de João Miguel de Oliveira e de dona Idalina Maria de Jesus, em frenquentando a Ordens dos Franciscano do engenho Maraú conheceu a jovem Maria Augusta da Anunciação natural de Cruz do Espirito Santo, que residia no Engenho Itapuá onde se apaixonou e saiu da ordem dos franciscano para casar-se e construiu familia onde não mais saiu do Estado da Paraíba. de caráter religioso petenceu a ordem dos Fransciscano e dos capuchinhos, o namoro durou cerca de um ano e casaram no final dos de 1940 na paróquia do Pilar e passaram a residir no Engenho Taipu onde nasceram os seus filhos: Aderaldo Antonio de oliveira (falecido), Agnaldo antonio de Oliveira,Ilza maria de olivira, José Antonio de Oliveira (falecido), Djalma Antonio de Oliveira, Humberto Antonio de Oliveira (falecido), Ginaldo Antonio de Oliveira (falecido), Nilza Maria de Oliveira, Maria do Carmo Bezerra de Oliveira e Geraldo Antonio de Oliveira (falecido) e mais um trigêmio que nasceram mortos e não tiveram nomes. A família de Manoel Antonio de Oliveira chegou a cidade de São Miguel de Taipu logo após a sua emancipação no ano de 1965, e arrendaram uma gleba de terra no engenho Maravalha onde plantaram cana de Açucar,  terra essa onde fica onde hoje foram construídos os  conjuntos Mariz e o Nova Esperança, a casa onde passaram a viver permanece até hoje onde mora uma de sua filha Nilza Maria de oliveira. O senhor Manoel Antonio de Oliveira veio a falecer no dia 20 de agosto de 1973 com 58 anos de idade e sua esposa Maria Augusta faleceu no dia 25 de março de 2001, com 84 anos. E a família Oliveira contribuiu e ainda contribui com um dos seus filhos Djalma Antonio de Oliveira, com o comercio da cidade com armazém de ferragens e materiais de construção e sua filha Nilza Oliveira que é servidora pública.


                                          JOÃO BATISTA DE SOUZA ( SEU BATISTA)

João Batista de Souza, filho de José Malheiro de Souza e dona Camila Emília do Nascimento, nasceu no dia 01 de maio de 1911, no Engenho Maravalha, terra onde seus pais e avós e bisavós sempre viveram, vem de família humilde filhos de agricultores, o menino Batista cresceu no engenho onde comeu rapadura e bebeu caldo de cana e aos 37 anos conheceu Maria do Carmo Correia, filha do senhor Porcidônio Correia de Castro e de dona Antônia Maria da Conceição, nascida aos 25 de julho de 1928, no Engenho Novo, seus avós e bisavós sempre viveram nas terras do engenho novo eram famílias humildes que viviam da agricultura e aos 19 anos conheceu o jovem João Batista por quem se apaixonou e no ano de 1949 casaram-se na igreja Matriz de São Miguel ainda Distrito de Cruz do Espirito Santo. Da União com Maria do Carmo nasceram 9 filhos
O comerciante João Batista de Souza tornou-se popular em São Miguel de Taipu, foi vereador e sempre participou da vida pública,  no início do ano de 1990 devido fragilidade de sua idade fechou o seu comercio vindo a falecer dois anos depois em outubro de 1992 com 81 anos.

                                                   BENEDITO MARTINS DA SILVA ( SEU BENÉ)

Benedito Martins da Silva, filho de Luis Martins da Silva e Maria José da Silva, nasceu em Aliança –PE no dia 28 de agosto de 1935, os seus pais eram de família de classe média pernambucano, ele Agente de Estação da Rede Ferroviária trabalhou em vários municípios sendo Chefe de estação em Timbaúba -PE, conheceu Maria José Batista filha de Antonio Bento Batista e dona Emília Batista de Souza, grande comerciante natural de Pilar que se radicou em São Miguel de Taipu tendo chegado no ano de 1958 quando a cidade tinha menos de 100 casas. Benedito Martins (Bené) casou no ano de 1970 com Maria José Batista (Dona Lourdes) na matriz de Cruz do Espirito Santo, da união nasceram dois filhos.
Benedito Martins (Bené) era Detetive Profissional com registro nº 12.580 de 01/07/1968, onde passou a exercer a função e foi detetive particular de várias pessoas na cidade do Recife-PE em São Miguel tornou-se querido da população de São Miguel de Taipu por ser pessoa de bom caráter e respeitador.

                                                         FAMÍLIA DE DONA EUDÓCIA

Eudócia Pedro dos Santos (Parteira e rezadeira)
Eudócia Pedro dos Santos, filha de Francisca Maria da Conceição, nascida em 01 de dezembro de 1907, natural de São Miguel de Taipu-PB. Conheceu Antonio Pedro dos Santos, filho de Pedro José dos Santos e dona Joana Pedro, ele natural de Cruz do Espirito Santo, com quem se casou no religioso na matriz de São Miguel de Taipu e no Civil em Cruz do Espirito Santo, eram filhos de agricultores e viviam no Engenho Itapuá e mudaram-se para a cidade no ano de 1974.
Eudócia foi parteira de mão cheia, pegou um número incontávei de crianças região em toda São Miguel de Taipu e na vizinhança, isso a tornou popular, nunca se negou de sair de sua casa altas horas da madrugada para atender um chamado de uma marido em apuros com a esposa para da a luz, muitas vezes saia em dia dar a luz para ajudar no parto de uma “comadre” como era chamada depois que nascia a criança. Da união com Antonio Pedro nasceram 20 filhos e um adotivo eram 7 mulheres e 14 homens,  Eudócia faleceu no ano de ________ e deixou uma grande lacuna aos filhos de São Miguel de Taipu.


                                          JOÃO QUINTINO SIMÃO ( JOÃO SOLDADO)

João Quintino Simão, nascido aos vinte e cinco do mês de março do ano de mil novecentos e trinta (25/03/1930),  em Campina Grande, Estado da Paraíba, filho de Quintino Simão dos Anjos e Joana Maria da Conceição (In memória). Até os 10 anos  residiu no Sitio Muribeca, zona rural daquela cidade, vindo após, residir na cidade de Ingá, do mesmo estado, onde na sua adolescência exerceu as profissões de agricultor e pedreiro no ramo da construção civi. Não esquecendo as suas origens, no período de férias sempre retornava para rever seus pais, familiares e amigos. E foi em um desses retornos, no ano de 1959, ingressou na Polícia Militar do Estado da Paraíba, inicialmente exercendo suas atribuições junto ao Quartel do 1º Batalhão na cidade de João Pessoa/PB. Sendo transferido em 1961 para o 4º Batalhão da Polícia Militar sediado na cidade de Guarabira/PB. Em 04 de junho desse mesmo ano, foi designado para atuar junto ao destacamento da cidade de São Miguel de Taipu/PB, onde conheceu uma moça simples  por nome de Maria de Lourdes Gomes, a qual tornou-se sua esposa, casando-se em 05 de janeiro de 1962, tendo desta união conjugal advindo 12 filhos (Maria do Carmo, as gêmeas: Maria Dalva e Maria Aurora (falecida), Severino (falecido), Vitória Régia, João Quintino Filho, José Osvaldo (Zé Bilau), Pedro Paulo, Ibrahim, Plínio (falecido), Waldira Rute, Plinio Fabrício) e uma neta que adotaram (Virginia Helena), além de 19 netos e 02 bisnetos. Em suas horas vagas, ainda exercia as profissões de pedreiro, padeiro, pescador e agricultor, além de dedicar parte de seu tempo contribuindo junto às escolas na formação cívica e moral dos educandos. Participou assiduamente dos eventos cívicos (desfiles e hasteamento das bandeiras na semana da Pátria). Em 1979, por motivo de saúde, foi afastado da Polícia Militar e em 1980 reformado por invalidez. Por ser um profissional íntegro, respeitoso e dedicado, serviu de exemplo para que jovens ingressassem na carreira militar, inclusive três de seus filhos. Faleceu no dia 08 de junho de 2015. Seu lema era “ Servir e honrar a Pátria sempre”.

                                              FAMÍLIA DE MANOEL CIPRIANO  ( MANÉ GIGANTE)

Manoel Cipriano Meireles
Manoel Cipriano Meireles, filho de Maria Francisca da Conceição, nasceu  em Lagoa Preta em 20 de novembro de 1942,  conheceu Maria José da Silva Meireles, filha de Missias Gomes da Silva e dona Maria de Lourdes da Conceição, nasceu no Engenho Oiteiro em 22 de maio de 1942, com quem se casou na Matriz de São Miguel de Taipu com quem tiveram os seguinte filhos:  Givanildo Meireles,,Abel Meireles, Gilvan Meireles, Josefa Maria Meireles e Maria José da Silva Meireles (adotiva)
Manoel  Cipriano depois que casou-se passou a morar no engenho oiteiro e foi cocheiro por muitos anos onde também adquiriu o apelido de “Gigante”, depois que veio para a cidade passou a viver de seu comercio uma pequena venda na entrada cidade. Vindo a falecer em 02 de fevereiro de 2013.

                                                   FAMÍLIA ANTONIO PEDRO DA CUNHA

Antonio Pedro da Cunha e sua esposa Alaide Tomaz de Aquino
Antonio Pedro da Cunha, filho de Manoel Pedro da Cunha e Ana Pedro da Cunha, nascido em São Miguel de Taipu, conheceu Alaide Tomaz de Aquino, com que se casou tiveram 21 filhos.
Antonio Pedro quando Casou com Alaide foram morar no Engenho Oiteiro, ele foi canoeiro no período do inverno e carroceiro depois da estiagem fazia o transporte do açucare até a estação de Coitezeira, a sua esposa Alaíde era a lavadeira de roupa de AugustoVieira no fim dos anos 50, foram morar no engenho Corredor a pedido de seu Rubens Lins onde também trabalhou de carreiro, no final dos anos 60, já cansado da agriculutra se mudou-se para a cidade de Sapé por onde permaneceram por 25 anos e  saindo daí para o Rio de Janeiro onde já vivam a maioria dos seus filhos: Manoel, José Pedro, João Prdo, Severino do Ramo, Antonia, Ana e Hozana Pedro é a única que permanece em suas raízes morando no Engenho Corredor, Antonio Pedro faleceu no ano de 1991 com  96 anos e Alaide falecendo no ano de 1993 com 96 anos.
Antonio Pedro da Cunha era irmão de Maria da Luz Pedro, Francisca Pedro da Cunha (casada com João de Joana) e Severina Pedro da Cunha ( casada com João Caiana) e João Pedro da Cunha (casado com Ína), ambos já falecidos.



                                               MEMORIAL DA FAMÍLIA BERNARDO DE ALMEIDA


Cosme José Bernardo nasceu em Cruz do Espírito Santo em 19 de abril de 1912.
Adalgiza Barros de Almeida nasceu em São Miguel de Taipu - Engenho Novo em 12 de agosto de 1926.
 Cosme conheceu Adalgiza em meados dos anos 40 em João Pessoa, logo se casaram. Desse amor nasceram 4 filhos, João José Bernardo Sobrinho (in memorian), Severino José Bernardo Sobrinho (in memorian), Rita Bernardo de Almeida e Ana Maria Bernardo de Almeida.
Por volta de 1947 e 1948, Cosme ingressou na Rede Ferroviária Federal indo trabalhar em Coitezeiras, onde residiu na vila ferroviária, próximo da estação do trem até 1969, quando foi promovido e transferido para trabalhar na estação ferroviária de Mulungu, vindo aposentar-se no ano de 1972.
Em 1976, radicou-se em Guarabira, vindo a falecer em 1998, onde a família reside até hoje.


                                               JOÃO FRANCISCO DOS SANTOS ( ZÉ CRIANÇA)

José João dos Santos, filho de João Inácio dos Santos e dona Cecília Mariada Conceição, nasceu no dia 29 de abril de 1934, em São Miguel de Taipu, filho de agricultor conheceu Maria ds Neves dos Santos, filha de Emídio Gidão de Figueredo e dona Francisca Maria da Conceição, nasceu em 25 de maio de 1938, em Cruz do Espirito Santo,com quem se casou na matriz de Cruz do Espirito Santo, e tiveram 6 filhos.
Quando solteiro José João (popularmente conhecido por Zé Criança) era cacheiro trabalhava na venda do pai, sabia ler, casou com Maria das Neves passaram a morar no Engenho Oiteiro trabalhavam na agricultura, veio morar na cidade e se destacou por fundar e ser o 1º Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Miguel de Taipu, sendo seu sucessor Antonio Antero.

                                               ANTONIO MARINHO BATISTA (CAJUEIRO)

Antonio Marinho Batista, filho de dona  Josefa Maria da Conceição, nasceu em  26 de maio de 1926,   casou-se várias vezes e teve  12 filhos, foi com dona  Regina Luzia da Conceição  que terminou seus últimos dias.
Antonio Marinho Batista (popularmente Cajueiro), participou da vida pública do povo de São Miguel de Taipu, foi vereador e esportista, foi torcedor  veterano de vários clubes de futebol não perdia um jogo, era pai do jogador “Mago” um dos melhores jogador que São Miguel de Taipu já teve.
Cajueiro faleceu em 27 de setembro de 2014 aos 88 anos de parada cardiáca, deixou uma grande lacuna na política de São Miguel de Taipu.

Comunidade de João Pedro

O povoado de João Pedro no Engenho Novo é um aglomerado urbano que ainda não foi mapeado, no limite de São Miguel de Taipu e o Município de Pedras de Fogo, constitui um dos dois aglomerados urbanos no Município (Igreja Evangélica, Quadra de Esporte reformado no ano 2017, Posto de Saúde, Escola Municipal e pequenos comerciantes) em João Pedro, foi inaugurada nesse ano de 2016 a Praça do Agricultor, uma justa homenagem aos agricultores da comunidade que em sua maioria vive da agricultura sendo a lavoura predominante da região a mandioca, feijão, milho e o abacaxi.

Antonio Silvino

Retrato do cangaceiro Antonio Silvino que tanto aterrorizou os donos de engenhos na região Nordeste e nos engenhos de Pilar e São Miguel de Taipu, foi esta tirado na prisão no Recife.

Registro de assento que comprova a existência de escravos nos nossos engenhos no passado


Soleneidade da entrega dos veículos no Posto de Saúde de São Miguel de Taipu


Novos veículos para a saúde

O prefeito Clodoaldo Beltrão entrega a população mais dois veículos para o Posto de Saúde do Município de São Miguel de Taipu, no  domes de março ano de 2017.

Igreja Matriz

A Igreja Matriz Nossa Senhora Rainha dos Anjos vista por um ângulo diferente mostrando a beleza da zona rural em sua extensão

A primeira mulher a governar o Município de São Miguel de Taipu

Sendo em 2004 , Marcilene Sales da Costa foi eleita a primeira Mulher na História do Município a Governar o Poder Executivo.A sua Gestão foi marcada por muitas realizações, construiu casas populares, reformou escolas, construiu unidades ancoras do PSF, reformou o Posto de Saúde e melhorias nas águas construindo postos artesianos.Na sua gestão o Poder Legislativo eram compostos pelos seguintes vereadores abaixo:

PREFEITA: Marcilene Sales da Costa
VICE-PREFEITO: Antonio Oliveira da Costa
PSSE: 01/01/2005 A 31/12/2008
Vereador José Severino da Silva Filho
Vereador Josafá Gomes dos Santos
Vereador Edvaldo Severino da Silva
Vereador Heguiverto Marques dos Santos
Vereador Ricardo Pereira da Silva
Vereador Severina Geracina Pereira
Vereador João Cassimiro da Silva
Vereador Severino B. de Albuquerque
Vereador Fernando Pedro da Cunha

PREFEITA: Marcilene Sales da Costa
VICE-PREFEITO: Antonio Oliveira da Costa
PSSE: 01/01/2009 A 31/12/2012
Vereador Maria Jose da Silva Araújo
Vereador José Carlos da Silva
Vereador Edvaldo Severino da Silva
Vereador José Aurélio de Melo
Vereador Ricardo Pereira da Silva
Vereador Severina Geracina Pereira
Vereador João Cassimiro da Silva
Vereador Aluízio Barbosa Mendes
Vereador Maria Antero de Souza Silva


O Parque de Vaquejada BemMais todos os anos oferece milhões de prêmios durante o evento com várias atrações e a novidade deste ano foi a fei...